A inauguração do Caminho do Rosário foi na manhã do Domingo, dia 14 de Outubro de 2.018, na cidade de Aparecida, São Paulo. Começou com uma missa, presidida pelo Arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes, no Santuário Nacional.
Após a missa, centenas de fiéis e romeiros de vários lugares do Brasil, seguiram em procissão até o local onde foi construído o Caminho do Rosário. Um parque com quase dois quilômetros de extensão, às margens do rio Paraíba do Sul, que liga a Cidade do Romeiro ao Porto de Itaguaçú, onde em 1.717 foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Ao percorrer o Caminho do Rosário o visitante poderá contemplar 20 cenários que mostram desde a anunciação à Virgem Maria até a morte e Ressurreição de Jesus Cristo, os quatro mistérios do Rosário: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos. As 128 esculturas, em tamanho natural, que compõem os cenários foram criadas pelos artistas plásticos paraguaios Blas e Angela Servín.
O caminho do Rosário funciona todos os dias das 7h30 às 18:30 (ou das 7h30 da manhã às 6h30 da tarde) e a entrada é gratuita.